Intervenções
O UERJ Reg. tem por objetivo participar, regularmente, de ações, consultas, audiências, dentre outras atividades relacionadas à regulação, a fim de contribuir com sugestões para aprimoramento dos temas tratados.
Amicus Curiae - ADI nº. 5.708/DF
O UERJ Reg. requereu seu ingresso como amicus curiae na ADI nº. 5.708/DF. Caso seja admitida, a manifestação sustentará posicionamento favorável à procedência dos pedidos da ADI, mas com cautelas: se, por um lado, a proibição regulatória leva a violações a direitos individuais de pacientes que não podem se tratar adequadamente, por outro, a falta de expertise do Judiciário sobre o tema pode levar a consequências indesejáveis caso ele decida regular a substância por si próprio.
Audiência Pública SDM nº 02/18
No dia 29 de agosto de 2018, o UERJ Reg. apresentou suas contribuições à minuta que institui um novo marco no âmbito do processo administrativo sancionador da CVM e regulamenta as mudanças trazidas pela Lei nº 13.506/2017. A manifestação teve apoio da Prof. Dra. Alice Voronoff, especialista no tema e autora do livro "Direito Administrativo Sancionador no Brasil".
Amicus Curiae - Recurso Extraordinário nº 633.782/MG
No dia 23 de maio de 2018, o UERJ Reg. requereu seu ingresso, na condição de amicus curiae, no Recurso Extraordinário nº 633.782/MG. O RE discute o tema da constitucionalidade da delegação de poder de polícia a empresas estatais, em especial em sua fase sancionatória. Na sua intervenção, o UERJ Reg. sustenta a legalidade da delegação, desde que observados determinados parâmetros.
Manual de Boas Práticas Regulatórias da Agetransp
O UERJ Reg. participou como colaborador da produção do Manual de Boas Práticas Regulatórias da Agetransp, agência reguladora de serviços públicos concedidos de transportes aquaviários, ferroviários e metroviários e de rodovias do Estado do Rio de Janeiro.